TRIPTOFANO – Como essa substância age no nosso corpo e os benefícios dela
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TRIPTOFANO – Como essa substância age no nosso corpo e os benefícios dela

É bem provável que você já ouviu falar que alimentos ricos em triptofano ajudam a nos manter felizes e calmos, né?! 

 

Mas você sabe como essa substância age no nosso organismo?

O triptofano é um aminoácido essencial, que, quando utilizado pelo nosso cérebro com a vitamina B3, a niacina (ou niacinamida) e o magnésio, ajuda o nosso corpo a produzir serotonina, um neurotransmissor diretamente relacionado ao humor e ao bem-estar, também conhecido como hormônio da felicidade.

 

Como o triptofano é um aminoácido essencial, nosso corpo não o produz. Por isso, precisamos ingeri-lo através da alimentação ou como suplementação, sob orientação de um médico ou nutricionista. 

 

Mas como um conhecido aminoácido essencial, o triptofano pode ajudar em diversas funções metabólicas interessantes, como:

·      Combater a depressão

·      Controla a ansiedade

·      Aumenta o humor

·      Melhora a memória

·      Aumenta a capacidade de aprendizagem

·      Regula o sono, melhorando a insônia

·      Ajuda a controlar o peso

 

Além desses acima citados, o triptofano ajuda a produzir serotonina, que é fundamental para evitar depressão e ansiedade, por exemplo. Além disso, o triptofano também é usado para tratar dores, bulimia, hiperatividade, déficit de atenção, TPM e até fadiga. 

 

Consequentemente, o hormônio serotonina ajuda a formar o hormônio melatonina, que regula o relógio biológico, melhorando a qualidade do sono.

 

 

MAS ONDE PODEMOS ENCONTRAR TRIPTOFANO NA ALIMENTAÇÃO?!

 

O triptofano pode ser encontrado em frango, chocolate meio amargo, cacau em pó, leite integral, queijo, ovo, abacaxi, salmão, nozes, abacate, batata, banana, ervilha, amêndoas, amendoim e castanha do Pará.

 

 

E É SÓ CONSUMIR BASTANTE DESSES ALIMENTOS?

 

Vários estudos indicam que apenas 1% do triptofano ingerido realmente é convertido em serotonina. O restante é utilizado por outras células para a produção de outras proteínas. Mas mesmo em pequenas quantidades, a serotonina é um dos principais objetivos de consumir triptofano. 

Mas consumir qualquer tipo de alimento em excesso pode causar um efeito reverso por conta de culpa, arrependimento e, claro, sobrepeso. 

 

Os alimentos fontes de proteína, como carnes, frangos, peixes, leites e queijos, assim como as leguminosas, as sementes e as oleaginosas, também ajudam a alcançar a sensação de felicidade, quando inseridos numa alimentação balanceada.

 

EM CONTRAPARTIDA...

 

Alguns alimentos podem ajudar a dificultar chegar nesse tão buscado bem-estar e bom humor. Podemos destacar aqui alimentos cheios de gorduras saturadas. Esses, costumam causar inflamações e aumentar os níveis de cortisol – o hormônio do estresse. 

 

Outros alimentos, classificados de carboidratos refinados, como bolachas e pães brancos, por exemplo, geram uma rápida sensação de prazer mas logo são gatilhos para a ansiedade bater à porta.

 

Já os industrializados são cheios de aditivos químicos, como corantes, conservantes e adoçantes, que além de prejudiciais para a saúde de uma forma geral, não ajudam em nada na produção de serotonina.

 

Por isso, cuide da sua alimentação com outros olhos! 

Ela é diretamente responsável pelas suas emoções e sensações!


Aqui embaixo separamos alguns produtos ricos em triptofano para incluir na tua rotina! 


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